Jornal Vascular Brasileiro
https://www.jvascbras.org/article/doi/10.1590/S1677-54492007000100016
Jornal Vascular Brasileiro
Thesis Summary

Estudo anatômico das veias soleares em humanos

Carlos Miguel Gomes Sequeira

Downloads: 0
Views: 892

Resumo

INTRODUÇÃO: A etiopatogenia das doenças tromboembólicas e venosas nos membros inferiores está mais freqüentemente relacionada às veias do músculo sóleo, que é o mais usado para compor os retalhos miocutâneos pediculados.
OBJETIVOS: Estudar o número, localização, plano de terminação e terminação das veias soleares.
MÉTODO: Em 100 pernas de 50 cadáveres, excluídos aqueles com alterações congênitas ou adquiridas dos membros inferiores, foram realizadas dissecções anatômicas minuciosas e estratigráficas, a fresco, na região crural posterior. Após o rebatimento da pele, foram realizados os seguintes procedimentos: individualização das veias superficiais e perfurantes, rebatimento da tela subcutânea e da fáscia, individualização e rebatimento dos músculos gastrocnêmio e plantar, desinserção tibial do músculo sóleo, individualização das veias soleares e estudo morfométrico. A região foi dividida em seis setores: súpero-medial, súpero-lateral, médio-medial, médio-lateral, ínfero-medial e ínfero-lateral. Os parâmetros idade, sexo, cor, biótipo, lateralidade, altura perna-pé, comprimento e largura do músculo sóleo foram correlacionados com o número, localização, plano de terminação e terminação das veias soleares. No estudo estatístico, foram utilizados os testes não-paramétricos de Mann-Whitney, Wilcoxon, Kruskal-Wallis, Spearman e Friedman.
RESULADOS: Foram encontradas 4.679 veias soleares. O setor com maior número de veias soleares foi o súpero-lateral, com 1.529 veias (32,7%), seguido do médio-medial com 1.256 veias (26,8%) e do médio-lateral com 975 veias (20,8%). O plano mais freqüente de terminação das veias soleares foi o profundo (62,4%). As terminações ocorreram em veias comunicantes (1.207 veias - 25,8%), veias tibiais posteriores (964 veias - 20,6%), veias fibulares (709 veias - 15,2%) e em mais 32 tipos (1.799 veias - 38,4%). A média da altura perna-pé foi de 45,3 cm, e o comprimento e largura do músculo sóleo, de 39,4 e 8,3 cm, respectivamente.
CONCLUSÕES: A drenagem venosa do músculo sóleo é realizada por um grande número de veias soleares, freqüentemente localizadas nos setores súpero-lateral, médio-medial e médio-lateral, em plano profundo, terminando comumente em veias tibiais posteriores, fibulares e em veias comunicantes. Os mediolíneos têm mais veias soleares, e os longilíneos, maior altura perna-pé e músculos sóleos mais longos.

Palavras-chave

Músculo sóleo, veias, homem, anatomia.
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)"> Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)">
5ddfe4080e8825953f4ce1d5 jvb Articles
Links & Downloads

J Vasc Bras

Share this page
Page Sections